quarta-feira, 31 de maio de 2023

UNESP - campus de Presidente Prudente

                               UNESP

Faculdade de ciências e tecnologia - Câmpus de Presidente Prudente 

Enderço፡ Rua Roberto Simonsen , N°  305- Centro educacional- SP- 19060900

 
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente foi criada pela Lei 4.131 de 17/09/1957, no governo do Doutor Jânio Quadros, na qualidade de Instituto Isolado de Ensino Superior. O primeiro Diretor nomeado por ato de 06 de agosto de 1958 foi o Prof. Dr. Joaquim Alfredo da Fonseca. A Faculdade foi autorizada a funcionar através do Decreto Federal 45.755, de 13/04/1959, com os Cursos de Geografia e Pedagogia, tendo seu início no dia 03/05/1959. O Diretório Acadêmico recebeu o nome da data de funcionamento da Faculdade, "Diretório Acadêmico 3 de Maio".

Em 1963 foi autorizado o funcionamento dos Cursos de Matemática e Ciências Sociais. Em 1969 foi instalado o Curso de Licenciatura em Ciências e, em 1975, o Curso de Estudos Sociais.

Através do Decreto 191, de 30/01/1970, a Faculdade, juntamente com outros 14 Institutos Isolados do Ensino Superior, foi transformada em Autarquia de Regime Especial.

Além do ensino, seus docentes desenvolvem pesquisas e projetos com intensa troca com a sociedade, através de extensão universitária. A existência de vários convênios, o trabalho dos laboratórios e a dedicação dos seus funcionários fazem desta unidade um centro de irradiação de desenvolvimento regional arduamente construído por mais de 40 anos.


GRADUAÇÃO                                                                   PÓS-GRADUAÇÃO

  

  • Arquitetura e Urbanismo    5 anos                        • Biometria 
  • Ciência da Computação     4 anos                         Ciência Cartográficas
  • Educação Física                 4 anos                        Ciências e Tecnologias de Materiais 
  • Engenharia Cartográfica    5 anos                          Educação      
  • Estatística                           4 anos                         Geografia
  • Física                                  4 anos                        Fisioterapia 
  • Fisioterapia                         4 anos                         Matemática Aplicada e Computacional
  • Geografia                            4 anos
  • Matemática                         4 anos
  • Pedagogia                          4 anos
  • Química                              4 anos                        
 




As modalidades de Auxílios de Permanência Estudantil são:

I - Auxílio Socioeconômico: auxílio financeiro com a finalidade de apoiar o estudante de graduação a se manter no local de realização do curso em que está matriculado;

II - Moradia Estudantil: moradia destinada à permanência do estudante, de acordo com Regimento e Regulamento próprios.

a. Havendo vaga ociosa na Moradia Estudantil, esta poderá ser disponibilizada a estudante de pós-graduação, desde que justificada pelo Núcleo ou Comissão Local de Permanência Estudantil;

III - Auxílio Aluguel: auxílio financeiro concedido ao estudante de graduação, nas Unidades Universitárias onde não houver Moradia Estudantil ou quando as vagas oferecidas não forem suficientes para atender a demanda existente;

IV - Auxílio Especial: auxílio financeiro concedido ao estudante com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme Dec. 5296/04, Artigo 5º, § 1º, I e II, e/ou doenças graves;

V - Auxílio Provisório: auxílio financeiro concedido ao estudante ingressante, em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica, no período compreendido entre a matrícula e o resultado final do Processo Seletivo, desde que justificado pelo Núcleo ou Comissão Local de Permanência Estudantil;

VI Subsídio Alimentação: auxílio financeiro concedido ao estudante contemplado com Auxílio Socioeconômico, ou Moradia Estudantil, ou Auxílio Aluguel, ou Auxílio Especial;

VII - Auxílio Estágio: auxílio financeiro concedido ao estudante que desenvolve Estágio Curricular Obrigatório não remunerado, quando o estágio não puder ser realizado no município sede da Unidade Universitária;

Formas de ingresso:                    

Vestibular VUNESP                                  

SISU por meio do ENEM 

                       Vestibular Unesp 2024- Calendário 14

UNESP campus de Bauru

         Universidade Estadual Paulista em Bauru


          Universidade Estadual Paulista em Bauru é um campus da Universidade Estadual Paulista, localizada no município de Bauru, nas proximidades da Rodovia Marechal Rondon. A UNESP Bauru foi formada em 15 de agosto de 1988, quando a Universidade de Bauru (UB) foi incorporada. O campus possui uma área total de 456,68 hectares, e 71.087,52 m² de área construída, entre salas de aulas, laboratórios, biblioteca, departamentos de ensino e áreas administrativas. Atualmente possui 416 docentes e 496 servidores, atendendo diariamente mais de 7.000 alunos.

          A universidade em Bauru conta com dezenove cursos e anualmente oferece mais de 950 vagas distribuídas nas suas três unidades universitárias: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (FAAC), Faculdade de Ciências (FC), e Faculdade de Engenharia (FEB).

                                          Laboratórios

Ciências Biológicas: Biotério, Laboratório de Apicultura, Laboratório de Análise de Desreguladores Endócrinos (LADE), Laboratório de biologia de camarões marinhos e de água doce (LABCAM I e II), Laboratório de Cultivo de Microrganismos Aquáticos, Laboratório de Ecologia Vegetal e Herbário I e II, Laboratório de Fisiologia Vegetal e Horticultura.

Computação: Laboratório de Interfaces e Visualização (LIV), Laboratório de Instrumentação Inteligente (LII), Recogna.

Educação Física: Laboratório de Avaliação e Prescrição do Exercício (LAPE), Laboratório de Avaliação e Prscrição do Exercício Físico (LAPEF), Laboratório de Fisiologia do Pancreas Endocrino (LAFIPE), Laboratório de Informação, Visão e Ação (LIVIA), Laboratório Experimental de Fisiologia do Exercício (LEFEX), Centro de Estudos de doenças não transmissíveis, envelhecimento e exercício físico (CEDEE), Laboratório de Fisiologia e Desempenho Humano (LAFIDE), Laboratório de Optimização do Rendimento Esportivo Humano (LABOREH), MEFE - Laboratório de Metabolismo e Fisiologia do Esforço.

Física: Centro de Modelagem, Laboratório de Anelasticidade e Biomateriais, Laboratório de Bioprocessos, Laboratório de Caracterização Física e Reológica, Laboratório de Caracterização Optica, Laboratório de Filmes Semicondutores, Laboratório de Modelagem e Simulação Molecular, Laboratório de Novos Materiais e Dispositivos, Laboratório de Fenômenos Eletro-Óticos, Laboratório de Materiais Supercondutores e Nanoestruturados (LMSCN), Laboratório de Caracterização Eletro-Ótica de Materiais, Laboratório de Física Computacional e Teórica (LFCT), Laboratório Multiusuários, Oficina Mecânica.

Matemática: Laboratório de tecnologias digitais e educação matemática, Laboratório de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Matemática.

Psicologia: Laboratório de Análise Experimental de Aprendizagem, Laboratório de Desenvolvimento, Aprendizagem e Saúde (LADAS), Laboratório de Sexualidade Humana (LASEX), Laboratório de Desenvolvimento Infantil e Educação Especial, Laboratório de Tecnologia para Desenvolvimento e Inclusão de Pessoas (LaTeDIPe), Laboratório de Análise do Comportamento e Neurociências (LACEN).

Química: Laboratório de Química de Analítica e Cromatografia, Laboratório de Eletroquímica, laboratório de materias avançados e nanotecnologia, Laboratório de Catálise e Eletrocatálise, Laboratório de Bioprocessos, Laboratório de Produção e Caracterização de Materiais, Laboratório de Pesquisa Eletro Analítica e Bioquímica de Processos Oxidativos, Laboratório de Simulação Molecular, Laboratório de Recuperação de resíduos, Laboratório de Síntese Orgânica e Processos.


           Cursos de graduação e pós-graduação 

   - Ciências biológicas. (5 anos)
   - Computação. (4 anos)
   - Educação. (4 anos)
   - Educação física. (4 anos)
   - Física e Meteorologia. (4 anos)
   - Matemática. (4 anos)
   - Psicologia. (5 anos)
   - Química. (4,5 anos)

                                   Forma de ingresso

          As opções de ingresso para a Unesp são por meio da realização das provas do seu vestibular tradicional, o qual é elaborado e aplicado pela Fundação Vunesp, e pelo processo seletivo Unesp-Enem (também há a modalidade vagas olímpicas. Nessa modalidade, não há reserva de vagas SU, SRVEBP, SRVEBP+PPI).

   Vestibular: VUNESP

  O prazo para os pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição será de 28 de agosto a 3 de setembro, também pela página da Vunesp. 
   

               Permanência Estudantil

      Os Auxílios de Permanência Estudantil são destinados aos estudantes regulares dos cursos de graduação da Unesp que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Anualmente é aberto um processo seletivo para ingressantes e outro para veteranos, onde o estudante inscrito passará por avaliação socioeconômica, tendo como base a renda per capita familiar de até 1,5 salário-mínimo nacional.


                                  Moradia Estudantil

               

     Consiste no apoio dado pela Universidade aos alunos considerados sócio-economicamente vulneráveis. Para mais informações, procure a vice-diretoria de sua Unidade Universitária.

A Moradia Estudantil da Unesp de Bauru disponibiliza 32 vagas para estudantes de graduação da Unesp


                                                 Bolsas e auxílios
 

    - Bolsa de Extensão Universitária

    - Bolsa de Monitoria

    - Bolsa de Monitoria Pedagógica

    - Auxílio Estágio

    - Auxílio Acadêmico

    - Auxílio para Participação em Congressos Científicos - Alunos de Pós-       Graduação

    - Bolsas de Iniciação Científica

    - Bolsa PIBID

    - Residência Pedagógica

    - Página do Restaurante Universitário (RU)



                                     Faculdades do Campos


           Essa universidade possui três faculdades, entre elas: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação; Faculdade de Ciências; Faculdade de Engenharia.


            Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação


    - Artes visuais
    - Arquitetura e Urbanismo
    - Design
    - Jornalismo
    - Comunicação: Rádio, Tv e Internet
    - Relações Públicas

                                   Faculdade de Ciências

    - Biologia
    - Ciências da Computação
    - Educação Física 
      - Física 
    - Matemática 
    - Meteorologia
    - Pedagogia 
    - Psicologia
    - Química
    - Sistemas de Informação
 
                                 Faculdade de Engenharia 


    - Engenharia Civil
    - Engenharia Elétrica
    - Engenharia Mecânica 
    - Engenharia de Produção
    
 

             Observe abaixo algumas imagens do Campos:


           


      



           




























UNESP campus de Registro

                      UNESP REGISTRO   

  Nome: Faculdade de Ciências Agrárias do Vale da Ribeiroー Campus de Registro

  Endereço: Av. Nelson Brihi Badur, 430 - Vila Tupy, Registro - SP, 11900-000

Cursos Oferecidos e atuação em Pesquisa e Extensão Universitária

O CERe oferece dois cursos de graduação: Engenharia Agronômica e Engenharia de Pesca. 

Câmpus de Registro - a vinda para o Vale do Ribeira e sua evolução

A história da Unesp, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, teve início em 30 de Janeiro de 1976. No entanto, alguns de seus Campus têm uma origem muito mais recente, como o Campus de Registro.

Em 2003, atendendo a numerosas solicitações e, de acordo com a política do governo estadual de promover o desenvolvimento do ensino superior público, a UNESP, através do “Programa Unesp para Expansão de Vagas no Ensino Superior Público do Estado de São Paulo”, idealizado pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo – CRUESP (UNESP, UNICAMP e USP), com o apoio e convênio de 08 municípios paulistas, se expandiu com a criação das, então chamadas, Unidades Diferenciadas, atualmente denominadas Campus Experimentais (2006), nas cidades de Dracena, Itapeva, Ourinhos, Rosana, São Vicente, Sorocaba, Tupã e em Registro.

Atualmente, a Unesp tem 34 Campus em 24 cidades do estado de São Paulo, sendo 22 Unidades localizadas no Interior; 01 na Capital do Estado, São Paulo; e 01 no Litoral Paulista, em São Vicente.

O Campus de Registro – CERe, foi criado em 10/04/2003 através da Resolução UNESP nº 19/2003, junto com a criação do curso de graduação em Agronomia. O início das atividades coincidiu com o início do curso de graduação, em 04 de agosto de 2003, quando do ingresso da primeira turma com 40 alunos.

A princípio, o Campus foi instalado, provisoriamente, em dois prédios cedidos pela administração municipal: um sito à Rua Tamekichi Takano e o outro nas dependências do Complexo KKKK (Kaigai, Kogyo, Kabushiki e Kaisha), importante complexo arquitetônico da história da cidade de Registro.

prediokkkk.jpgPrédio do campus (2003)

predioantigo.jpgAntigo prédio do campus (2003)

A partir de agosto de 2006, após entendimentos entre o Governo Estadual e a Prefeitura Municipal de Registro, através do Decreto Estadual nº 50.719/2006, foi autorizada a permissão, por tempo indeterminado, de uso do imóvel localizado à Rua Nelson Brihi Badur, nº 430 – na Vila Tupi. Neste imóvel, até o ano de 2005, funcionava o Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM), extinto através da Resolução SE nº 119/2003.

prediocefamantes.jpgAtual prédio do Câmpus (2006)

prediocefamatual.jpgAtual prédio do campus (Hoje)










USP






A USP (Universidade de São Paulo), é uma das mais importantes e é a principal universidade pública do Brasil, contendo cerca de 93 mil de alunos. A USP possui doze campus, sendo quatro deles localizados em São Paulo, dois em São Carlos e o restante em Piracicaba, Lorena, Bauru, Pirassununga, Santos e Ribeirão Preto.


  SUA HISTÓRIA

De acordo com site da Wikipedia, logo após São Paulo ter sofrido com a Revolução Constitucionalista em 1934, o estado percebeu-se que necessitava de formar uma nova elite, afim de contribuir para o aperfeiçoamento das instituições, do governo e da melhoria do país.

Diante disso, criaram-se duas instituições, a Escola Livre de Sociologia e Política (ELSP), criada por empresários em 1933 e logo em seguida, em 1934 a Universidade de São Paulo (USP), criada por Armando Salles de Oliveira, nas palavras de Sergio Millet:

"De São Paulo não sairão mais guerras civis anárquicas, e sim 'uma revolução intelectual e científica' suscetível de mudar as concepções econômicas e sociais dos brasileiros".

A ELSP assumiu o objetivo de formar elites administrativas para um novo modelo que vinha se configurando em que se notava uma atuação crescente do Estado, enquanto a USP voltou-se a formar professores para as escolas secundárias e especialistas nas ciências básicas.


   SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Seus cursos de graduação no campus de São Paulo são:

  • Administração;
  • Arquitetura e urbanismo;
  • Artes cênicas;
  • Artes visuais;
  • Astronomia;
  • Audiovisual;
  • Biblioteconomia;
  • Biotecnologia;
  • Ciências Atuariais;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Biomédicas;
  • Ciências Contábeis;
  • Ciências da Computação;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Sociais;
  • Design;
  • Direito;
  • Economia;
  • Editoração;
  • Educação Física e Esporte;
  • Educomunicação;
  • Enfermagem;
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Computação;
  • Engenharia de Materiais;
  • Engenharia de Minas;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Mecatrônica;
  • Engenharia Metalúrgica;
  • Engenharia Naval;
  • Engenharia Química;
  • Bacharelado em Estatística;
  • Farmácia-bioquímica;
  • Filosofia (bacharelado e licenciatura);
  • Física (bacharelado e licenciatura);
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Geociências e Educação Ambiental;
  • Geofísica;
  • Geografia (bacharelado e licenciatura);
  • Geologia;
  • Gerontologia;
  • Gestão Ambiental;
  • Gestão de Políticas Públicas;
  • História (bacharelado e licenciatura);
  • Jornalismo;
  • Lazer e Turismo;
  • Letras (bacharelado e licenciatura);
  • Marketing;
  • Matemática (bacharelado e licenciatura);
  • Matemática Aplicada;
  • Matemática Aplicada e Computacional;
  • Medicina;
  • Medicina Veterinária;
  • Meteorologia;
  • Música (bacharelado e licenciatura);
  • Nutrição;
  • Obstetrícia;
  • Oceanografia;
  • Odontologia;
  • Pedagogia;
  • Psicologia;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Química (bacharelado e licenciatura);
  • Relações Internacionais;
  • Relações Públicas;
  • Saúde Pública;
  • Sistemas de Informação;
  • Terapia Ocupacional;
  • Têxtil e Moda;
  • Turismo.

SEUS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Há diversos cursos de pós-graduação na USP, dentre alguns deles temos:

  •  Arqueologia;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Artes Visuais;
  • Biociências e Biotecnologia;
  • Ciências Médicas;
  • Ciências Odontológicas;
  • Direito;
  • Ecologia;
  • Economia;
  • Empreendedorismo;
  • Enfermagem;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Elétrica;
  • Estatística;
  • Matemática;
  • Literatura Brasileira;
  • Literatura Portuguesa;
  • Medicina - Saúde Mental
  • Medicina - Cardiologia;
  • Música;
  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia Social;
  • Radiologia;
  • Têxtil e Moda;
  • Zootecnia.


 
FORMAS DE INGRESSO DA USP SÃO: 

 . Vestibular Fuvest: prova que tem como objetivo selecionar candidatos para ingressar na universidade de São Paulo.

 . Sisu: sistema onde universidades públicas oferecem vagas para os participantes do Enem.

 Vale ressaltar que em ambos a USP utiliza política de cotas sociais e raciais.



 FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR ( FUVEST)

 É uma Instituição autônoma responsável por elaborar exames de vestibulares do estado de São Paulo. A prova Fuvest seleciona candidatos para a USP como também para a  FCMSC-SP.

 "O vestibular da USP acontece anualmente, e é aplicado em duas etapas, ambas com caráter eliminatório, pela Fuvest. Nesta edição, a primeira fase acontece no dia 06 de dezembro, enquanto a segunda nos dias 08 e 09 de janeiro de 2023."


 PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

 A USP possui um programa de auxilio para candidatos que possuem dificuldades em permanecer na instituição. O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), oferece apoio-moradia, auxílio-alimentação, auxílio-livros, auxílio-manutenção e auxílio-transporte.


 BOLSA PUB- USP

 O Programa Unificado de Bolsas (PUB) consiste em um programa de extensão para alunos matriculados na Instituição. A bolsa mensal garante o valor de 700 reais durante 12 meses, sem renovação automática.

 Para melhor compreensão, a bolsa nesse caso não possui papel de desconto. O valor adquirido mensalmente têm como finalidade auxiliar o estudante a permanecer na Instituição, levando em consideração demais gastos ao longo do período.

 Para se inscrever, o aluno deve solicitar a condição de bolsista por meio de apresentação de projeto, no qual terá seu perfil avaliado e indicado. O estudante receberá um e-mail onde poderá aceitar a condição ou não.




Cursos que temos interesse:

Thauany: 
. Engenharia Mecatrônica, com duração ideal de 10 semestres;
. Administração, com duração ideal de 8 semestres;
. Ciência da computação, com duração ideal de 8 semestres.

Cleyton
. Psicologia, com duração ideal de 10 semestres;
. Matemática, com duração ideal de 8 semestres;
. Arquitetura e urbanismo, com duração ideal de 10 semestres.  















 

UNESP campus de Rosana

UNESP Rosana




     . Significado a sigla UNES.

Universidade Estadual Paulista.

    . Qual é a data de criação do programa Unesp?

  O câmpus de Rosana iniciou suas atividades em agosto de 2003.

   . Qual é o objetivo do programa?

    O projeto tem como objetivo formentar discussões voltadas á temática Etnico-racial envolvendo alunos do curso de turismo, Engenharia de Energia e Comunidade Local de Rosana- sp

    . Qual é o público alvo?

Jovens de Ensino médio e superior, em nivél de pós-graduação.

     . Qual é a instituição beneficiada do programa?

 Unesp, responsável por atribuir auxílios financeiros e desenvolver ações de apoio aos estudantes de graduação que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

    .Quais são os cursos da Unesp em Rosana?

. Seção Técnica de Gestão de Pessoas.

. Seção Técnica de Comunicação de Atividades Auxiliares.

. Seção Técnica de Materiais.

. Seção Técnica de Contabilidade e Finanças.

.Seção Técnica de Informática


  .Localização da Unesp em Rosana

AV. dos Barrageiros, 1881_ Distrito Primavera, Rosana- sp, 19274-000


. Formas de ingresso em Unesp.

Vestibular para todos os candidatos do Enem.


.Quando abre as inscrições?    

3 de Março.

 

Get the latest information from the CDC about COVID-19. Your browser can ...
Unesp · IEP3 Unesp · 3 de abr. de 2023



TCCs - Dicas - Biblioteca do Câmpus de Rosana - Unesp

www.rosana.unesp.br